Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 21 de maio de 2011

Mito do uso de 5 ou 10% do nosso cerebro


Quem nunca ouviu aquela história: usamos somente 5% do nosso cérebro e superdotados usam no máximo 10%. Ora, não precisa ser neurocientista para perceber que isso é uma bobagem.
O cérebro humano é dividido em hemisférios, lobos, giros, etc. Porém, toda essa divisão é meramente didática, visto que o cérebro funciona como um todo harmonioso. Já pensou se os 5% que você usou se limitasse a parte do Lobo Frontal? Você não desenvolveria sequer sua motricidade. Ou se os seus 5% se limitasse a área de Broca? Certamente você não teria suporte para desenvolver plenamente sua linguagem.
Segundo Bem-Vindo ao seu Cérebro– pág. 24 - Ed. Cultrix, esse mito foi usado para sustentar os gurus da literatura de auto-ajuda, como Dale Carniege, usando-o para motivar os leitores a explorarem suas potencialidades, tema tão pregado pela auto-ajuda. Cariniege atribuía essa ideia ao meu chará, William James. Porém, James nunca teria em suas palestras dito tal afirmação, embora tenha dito que não usamos todos os recursos mentais que dispomos. 
Nelson Rubens aumenta, mas não inventa. Talvez algum ouvinte tenha inventado, mas não aumentado.

Por: James Moraes

Dança...

Ontem com colegas da UFMA, quando retornavamos da mesma, a uma tal de 'Calourada Cristã Católica' na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Não curto esse lance de calourada, nunca tinha ido em uma calourada -pasmem!- e tratando-se de uma calourada cristã não ajudou em nada para que eu me motivasse a ir, eu diria até: pelo contrário. No entanto, com muita insistência e como nós quatro moramos no mesmo bairrro da UEMA, isso facilitou.
A celebração não me animou muito,  pois celebrações cristãs tipo Show + palavra de Deus pouco me agradam, esse negócio de animação neopentecostal que é muito copiada pela Renovação Carismática Católica, mas isso não me impediu de assistir à missa com toda reverência e submissão a Deus, visto que faço o mesmo quando estou em uma igreja evangélica com uma liturgia sensacionalista.
O importante de tudo isso foi a vivência que tive com minhas amigas, tendo em vista que elas gostaram bastante do evento. E falando ainda em animação, o Show propriamente dito da banda -acho que o nome era "Loucura Cristã" (rá!!), sendo que não conseguimos identificar de que estado eles são, dizeram uns que de MG, mas como tinham sotaque de Pernambuco ainda estou em dúvida- foi bem animado sim. Eles eram bem profissionais, souberam fazer um trabalho legal e tinham  uma integrante que dançava muito, brother! Como sou um péssimo dançarino, fico acanhado para dançar em lugares assim. Mas acabei me soltando um pouco e ensaiei alguns passos, hehe.Eh... mas ainda muito longe de um Justin Timberlake, de modo que reiterei pra mim mesmo que preciso fazer aula de dança. Quem sabe em uma outra vez arraso, ahn?!

Por: James Moraes